Tudo sobre o lançamento do livro do escritor Itamar da Silva

 

O professor e escritor, Itamar da Silva Lima, 33 anos, natural de Monsenhor Hipólito, Piauí, lançou no último sábado, às 19h, seu primeiro livro, intitulado “BENZEDEIRAS, FÉ E CURA NO SERTÃO: relações entre ciência, espiritualidade e saúde”, na livraria Jenipapo, no Piauí Shopping, em Picos. O evento contou com a presença de vários amigos, familiares e colegas de profissão que o prestigiaram na noite de autógrafos.

O livro já havia sido publicado em 2020, pela Editora Dialética, e o lançamento aconteceu no dia 05 de setembro, de forma virtual em decorrência da Pandemia da COVID-19, na sua página no Facebook “Itamar da Silva”, em que, na ocasião, contou-se com a participação do historiador Luan Cardoso Silva, mediador da apresentação. Houve, ainda, a apresentação musical do cantor Paulo de Tássio, irmão do escritor

A obra trata-se de uma pesquisa acadêmica de grande relevância social, ao resgatar a história e o protagonismo das benzedeiras do estado do Piauí. Itamar continua pesquisando e escrevendo sobre esses temas que chamam atenção, enquanto professor e historiador interessado em questões históricas, antropológicas, filosóficas e socioculturais, e tem pronto muitos textos científicos, sob a forma de resumos e artigos, que poderão ser publicados em formato de livros posteriormente.  O livro foi custeado com recursos inteiramente próprios do autor em parceria com a editora Dialética, que detém os direitos de distribuição e comercialização.

Segundo o autor, o livro evidencia o protagonismo das mulheres, como as rezadeiras, curandeiras e agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao longo da história, a carência em serviços de saúde pública e gratuita no Brasil. As benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício, pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura.

                                                              Foto cedida pelo autor

Itamar relata que quando criança, já alimentava o prazer pela a leitura e pela a escrita. Tinha o sonho de escrever para as pessoas. Lançar um livro sempre foi um grande sonho que só agora se tornou realidade: “Na minha infância e adolescência lia e escrevia sobre muita coisa, fosse em casa ou na escola. Para isso, usava meus cadernos e livrinhos. Tinha cartilhas velhas na casa dos meus pais, eu adorava quando minha mãe lia pra mim. Eu adorava ler livros de contos e de História. Fui alfabetizado praticamente em casa. Contudo, só fui matriculado na escola com a idade um pouquinho avançada, por conta de circunstâncias da época.”, desabafou o escritor.

O livro está dividido em 3 capítulos, dispostos em 202 páginas. Em breve resumo, trata-se da história, da cultura, da fé, das crenças e devoção do povo sertanejo, representados em torno do âmbito das chamadas medicinas populares ou alternativas, onde se inserem os rituais de cura das benzendeiras (mulheres que usam dos efeitos das rezas e das ervas medicinais com o objetivo de curar os males das pessoas) que continuam, na contemporaneidade, a cumprir um papel muito importante no auxílio à saúde física e espiritual dos membros de suas comunidades.

                                                                Foto cedida pelo autor

A obra apresenta saberes e práticas de cura (de origens milenares) das benzedeiras, curandeiras do sertão, também são explorados os mais diversos aspectos relacionados aos rituais de cura de benzeduras, como os elementos usados, as rezas e ensalmos, as doenças curadas, os gestos e simbologias inseridas nesse ofício de cura popular.

Indagado sobre a receptividade do público, o autor deseja muito que essa obra seja útil e agradável aos leitores: Quero muito que os leitores dessa obra se aventurem a caminhar por nossa história, por nossas artes e ofícios tradicionais de cura. E que entendam que entre o Céu e a Terra existem muitos mistérios; que existem milagres, para quem acredita na existência deles. Os relatos que dão conta eficácia dos tratamentos populares de cura tendem ao infinito. O nosso universo cultural é repleto de magias e encantos. O planeta Terra é todo preenchido por forças energéticas. A própria ciência já reconhece esse fato. Minhas experiências dão conta que somos influenciados o tempo por ondas de diferentes campos energéticos. Todos os seres vivos sofrem essa influência, inclusive as plantas e animais. O mundo cristão está estruturado nessa dimensão de luta entre as forças do bem e do mal. Acreditar ou não; és a questão. “, comentou Itamar.

Foto cedida pelo autor


O livro encontra-se disponível em formato físico por R$ 39,90 e pode ser encontrado em todo o Brasil nas lojas Americanas, no Carrefour, na Submarino, na Estante Virtual, na Editora Dialética e outras plataformas virtuais e na livraria Jenipapo, no Piauí Shopping em Picos e também na Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), aos que desejaram comprar o livro autografado diretamente com o autor, segue o WhatsApp (89) 99908-4330. Também encontra-se em formato E-book, na plataforma da Amazon Kidle. 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritora Aline Duarte publica poesias em coletânea literária nacional

Entrevista com a autora Marta Machado

Atrizes transexuais se destacam e fazem história em indicação ao Melhores do Ano da Globo