Entrevista com o autor Jefferson Pontes

 O entrevistado dessa semana da coluna é o autor Jefferson Noel de Pontes, nascido em Natal-RN, atualmente, reside em Itu-SP. Pontes tem 29 anos, é casado, tem 4 filhas (2 biológicas e 2 de coração), trabalha como conferente de valores em uma empresa de ônibus.

Imagens cedidas pelo autor

Jefferson é escritor e tem um livro publicado intitulado “O QUE ELA NÃO LHE DISSE”, (2020), pela editora LEDRIPRINT. Em 2022, participará das coletâneas Palavra em Ação, da editora Alecrim, de Teresópolis-RJ e também de uma antologia de contos intitulado “ELEMENTAIS”, da editora Andross. Em breve pretende lançar o segundo livro de O QUE ELA NÃO LHE DISSE, de um total de cinco.

Em decorrência da pandemia da covid-19, ainda não houve lançamento oficial, “Eu e a editora chegamos à conclusão que não era viável expor, tanto a mim como aos leitores ao risco de se contaminar. Lançarei o segundo livro e o primeiro juntos no ano que vem formalmente”, revela o autor.

A obra trata-se de um romance escrito em prosa poética e em primeira pessoa. O tema principal é a insegurança da personagem, a sua submissão ao parceiro e todo o mal que um relacionamento tóxico é capaz de causar. Mesmo sofrendo, muitas vezes ela se vê apegada e presa ao relacionamento e ao amor que sente. É um Romance/Drama.

Imagens cedidas pelo autor

“Meu livro tem apenas uma personagem principal. Ela, a cada texto, vai se reinventando, se questionando, mostrando ao leitor o seu ponto de vista, o seu sofrimento, os seus desejos e vontades, expondo a sua vida cada vez mais para o leitor. No primeiro livro, o principal vilão é a expectativa que ela cria antes mesmo de acontecer e a consequência que isso causa nela é o que desenrola todo o resto da trama.”, conta Jefferson.

O autor nos conta que o processo de pesquisa levou muito tempo, pois os relatos são uma mistura de realismo e fantasia. Alguns traços da personalidade das personagens foram adquiridos em alguns aspectos em comum de familiares, amigos, conhecidos, sempre foi um bom observador. Por algumas vezes teve bloqueio criativo, mas quando isso acontecia, tentava de alguma forma ocupar a mente de outra maneira, como jogar, ouvir música ou assistir algo que interessasse no momento.

Pontes espera que os leitores se envolvam no drama da personagem, que se coloquem no lugar dela e sintam aquilo que ela está sentindo naquele momento: “Boa parte dos meus leitores se identificam com alguns dos sentimentos principalmente quando falo de abandono, ou quando ela é feita de trouxa pelo cara que ela gosta e mesmo assim aceita ele de volta. E sabemos que muita gente já se sentiu dessa forma e nessa mesma situação.”, comenta.

O autor começou a escrever na adolescência, com mais ou menos 15 anos, pois vivia uma fase de amor platônico por uma amiga da escola, e como mudou-se muitas vezes de colégio, isso se repetiu algumas outras vezes até seus pais irem embora para Boituva-SP e enfim ir morar sozinho e começar a viver novos dramas e aventuras amorosas.

Indagado sobre o mercado editorial, Pontes nos diz que é um mercado muito concorrido: “Antes de publicar o meu livro fiz vários orçamentos, mas os valores eram absurdos demais, até encontrar a minha editora, na qual gosto muito do trabalho e é pequena; ainda tenho o desejo de crescer junto com ela, fiz pelo menos 6 orçamentos. Sinceramente eu não posso dizer com toda certeza se as pessoas da minha região leem muito, mas eu acredito que deva ficar na média. Os meus leitores são principalmente da minha cidade, mas alguns se encontram em outras cidades da região e também em outros estados do Brasil.”

Sobre a contribuição do governo para a literatura, Jefferson acredita que o atual governo não contribuiu em nada para a difusão da nossa literatura: “O incentivo à literatura é muito escasso aqui no Brasil. O escritor nacional se não bancar pela própria publicação dificilmente terá apoio do governo e não será publicado”, desabafa.

Outra questão levantada pelo autor é a desvalorização da literatura nacional. Segundo ele, no Brasil temos o hábito de enaltecer o escritor estrangeiro e esquecer os escritores nacionais. No país, há muitos escritores incríveis com histórias maravilhosas, mas que só são lembrados os cânones da literatura brasileira, invisibilizando autores independentes contemporâneos.

O autor publicou com recursos próprios, depois de muitos anos escrevendo, resolveu tomar coragem, depois de conversar muito com a sua esposa e encontrar um orçamento acessível.

Imagens cedidas pelo autor

Jefferson recebeu, em maio, uma Moção de Congratulação, pelo vereador Normino José de Oliveira, na cidade de Itu. A Moção veio por intermédio do vereador Normino, que também é radialista da rádio Nova FM, em Itu. “Confesso que fiquei feliz demais pelo reconhecimento do meu trabalho pela Câmara de vereadores da minha cidade. Esse incentivo por parte da cidade não tem preço e me faz querer retribuir ainda mais o carinho com outras obras, contribuindo assim com a cultura e representando o nome da cidade que eu não nasci mas que me acolheu, desde minha chegada com muito carinho.”, agradece.

Imagens cedidas pelo autor

O livro custa R$ 28,00 mais o frete pelo Correios. Os interessados podem adquiri-lo através do telefone (11) 974872321 ou também pela página do Facebook do livro O QUE ELA NÃO LHE DISSE e pelo Instagram do autor: @oqueelanaolhedisse .

Por Redação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritora Aline Duarte publica poesias em coletânea literária nacional

Entrevista com a autora Marta Machado

Atrizes transexuais se destacam e fazem história em indicação ao Melhores do Ano da Globo