UMA FOTO QUE REPRESENTA UM MOMENTO HISTÓRICO: TRÊS AUTORES DE DIFERENTES CORRENTES LITERÁRIAS



          Foto: Arquivo Patrick Sousa

Na foto, três escritores de diferentes cidades do Piauí, diferentes gêneros literários, mas com algo em comum: o sonho de levar nossa arte às pessoas. Ouso a nos comparar com grandes cânones da literatura piauiense, como Assis Brasil, Fontes Ibiapina e Torquato Neto. Um dia chegaremos a tal patamar e seremos lembrados como eles são.

Eu, natural e residente em Picos, professor e estudante de jornalismo, escrevo prosa, mais especificamente contos, crônicas e romances. Abordo vários temas em voga, não só assuntos ligados a LGBT. Já tenho dois livros publicados e ano que vem nascerá meu terceiro.

Samuel Nascimento, administrador, poeta e ator, natural de Alagoinha - PI, já publicou dois livros de poesias, um livro histórico e sete cordéis e também já participou de dois filmes do diretor e roteirista, Flávio Guedes, são eles: O pescador e o rio e Eita Piúla II. Já atuou em duas peças teatrais, sendo apresentadas inclusive no evento literário outrora citado.
Seu livro mais recente é Apontamentos da Genealogia da Família Brito, em que teve seu lançamento em julho de 2019, na cidade de Alagoinha, no qual nessa obra aborda um recorte histórico e cronológico da família Brito. Em 2018, publicou seu livro de poesias Para todos o amor, também em Alagoinhas e no Salivag.
Segundo Samuel, "esse evento literário, o Salivag, é de grande importância para a região e se não tivesse, tiraria nossa identidade. Já se enraizou na cidade. É um momento de dialogar com os leitores e funciona com uma ponte entre as escolas e o público leitor em geral. Um verdadeiro encontro de escritores e leitores. Vir para um evento como esse e voltar como chegou é impossível, a pessoa sai com uma bagagem cultural enorme."

José Henrique Rodrigues, professor e escritor, natural de Inhuma - PI, começou recentemente a publicar seus escritos. Seu início se deu na plataforma digital Recanto das Letras, nos quais posta com frequência vários gêneros literários.
Já teve um livro de contos e crônicas, em parceria com outros autores nacionais, publicado no final de 2018, intitulado Palavra é Arte. Atualmente, José têm dois projetos para serem publicados, um em novembro desse ano e outro para meados do ano que vem.


Entrevista concedida na edição do VII Salivag.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritora Aline Duarte publica poesias em coletânea literária nacional

Entrevista com a autora Marta Machado

Atrizes transexuais se destacam e fazem história em indicação ao Melhores do Ano da Globo